A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) alertou que as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre alguns produtos do Brasil estão prejudicando as relações comerciais e econômicas entre os dois países. Essas tarifas impactam negativamente a capacidade das empresas brasileiras de competir, o emprego dos trabalhadores e o poder de compra dos consumidores.
A Amcham defende que os conflitos comerciais devem ser solucionados por meio de um diálogo aberto e construtivo entre os governos, visando fortalecer e ampliar a parceria econômica entre Brasil e Estados Unidos.
Uma pesquisa recente feita pela Amcham revelou que 86% das empresas acreditam que medidas retaliatórias do Brasil podem aumentar as tensões entre os países e dificultar futuras negociações.
Além disso, possíveis retaliações prejudicariam setores que dependem de insumos, tecnologias e equipamentos americanos, além de afetar negativamente a imagem do Brasil como destino de investimentos.
Mais da metade das empresas exportadoras brasileiras preveem que o aumento dessas tarifas poderá causar uma redução significativa das vendas para os Estados Unidos, chegando até a paralisação total em alguns casos.
A Amcham Brasil reforça seu compromisso com a melhoria das relações bilaterais, mostrando-se disponível para ajudar os governos de ambos os países a encontrar soluções que atendam aos interesses de todos.