A Amazon Brasil está ampliando sua rede logística e lançou o programa Amazon Hub, que permite que micro e pequenas empresas ganhem uma renda extra fazendo entregas de produtos vendidos na Amazon em suas regiões, sem precisar investir dinheiro. Desde que começou em 2024, o programa já cresceu bastante e está disponível em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, contando com mais de 750 empresas e buscando mais 1.900 parceiros em diversas regiões, incluindo o Distrito Federal.
No Distrito Federal, já existem mais de 180 vagas para parceiros que recebem os pacotes da Amazon todas as manhãs para entregar durante o dia, nos horários que forem mais convenientes para o negócio. As entregas podem ser feitas até todos os dias da semana. As regiões atendidas incluem Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, e outras cidades próximas.
A Amazon já investiu mais de R$ 248 milhões no Distrito Federal, gerando 1.900 empregos externos e mais de R$ 128 milhões em salários para funcionários diretos e indiretos. O programa contrata empresas locais que já têm estrutura para operar, sem exigir que façam novos investimentos ou contratações extras, ajudando a criar oportunidades nas comunidades.
Os participantes do Amazon Hub são donos de negócios variados, como floriculturas, minimercados, papelarias, lojas de celular, oficinas e outros. Para participar, o empreendedor precisa ter tempo disponível para fazer as entregas, estar com a documentação regularizada e ter um local seguro para guardar os pedidos temporariamente.
Esta iniciativa faz parte dos esforços contínuos da Amazon Brasil para expandir sua presença logística, incluindo mais de 200 centros tecnológicos pelo país e o novo centro de distribuição em Cajamar (SP). Isso ajuda a reduzir os prazos de entrega em muitas regiões, de até 5 dias para até 2 dias, com algumas entregas feitas em apenas 1 dia.
Marcio Neves, líder de Transportes da Amazon Brasil, destacou o entusiasmo com o crescimento do programa e a importância de criar novas oportunidades econômicas para as comunidades locais. Ele também ressaltou a visão de longo prazo da empresa para o Brasil, investindo em tecnologia, novos programas de entregas e no desenvolvimento dos empreendedores locais para crescerem juntos.
A operação logística da Amazon combina pessoas, tecnologia avançada e parceiros locais, apoiada por prestadores de serviços que conhecem bem as necessidades de cada região. Isso garante um serviço rápido, confiável e de alta qualidade em todo o Brasil, melhorando a experiência dos clientes e oferecendo oportunidades de negócio para empresas locais. Atualmente, a Amazon Brasil emprega cerca de 18 mil pessoas direta e indiretamente e trabalha com mais de 100 mil vendedores parceiros.