19.5 C
Brasília
quinta-feira, 04/12/2025

Alunas do CEM Urso Branco ganham medalhas na Olimpíada de Geografia

Brasília
nublado
19.5 ° C
20.9 °
19.5 °
95 %
1.5kmh
100 %
qui
20 °
sex
23 °
sáb
23 °
dom
22 °
seg
25 °

Em Brasília

As estudantes Isabela Santos de Almeida, 16 anos, e Isadora da Silva Brito, 17 anos, do segundo ano do Centro de Ensino Médio (CEM) Urso Branco, no Núcleo Bandeirante, conquistaram medalhas de bronze na etapa nacional da 10ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). Esta é a primeira vez que a escola recebe medalhas nessa fase da competição.

A competição aconteceu em Campinas (SP), entre 25 e 28 de novembro, reunindo cerca de 190 alunos de todo o Brasil, representando 67 equipes. As alunas do CEM Urso Branco ficaram entre as 100 melhores do país, garantindo a medalha de bronze.

O Governo do Distrito Federal apoiou a viagem, custeando passagens e parte da hospedagem. O Sindicato dos Professores (Sinpro) e a própria escola ajudaram com uma campanha para arrecadar recursos complementares.

“Dedicamos tempo para estudar e nos preparar. A professora compartilhou os conteúdos conosco, e cumprimos nossos compromissos da melhor forma”, contou Isabela. Elas aproveitaram a estadia para conhecer a cidade, visitando o parque e o bairro do Taquaral, além de fazer amizades com colegas de várias regiões do país.

Durante os três dias de prova, enfrentaram várias etapas. No primeiro dia, fizeram uma avaliação escrita sobre atualidades, meio ambiente, COP30 e conflitos políticos, seguida por uma prova de cartografia e interpretação de mapas. No segundo dia, participaram de um teste de múltipla escolha em vídeo, com tempo limitado.

“No início, não acreditava. Quando anunciaram meu nome para a medalha de bronze, fiquei em choque. Depois, anunciaram o nome da Isadora também, e fiquei muito feliz de conquistarmos juntas”, disse Isabela. Para Isadora, o que mais marcou foi a convivência: “Criamos uma ligação que foi além da escola. Foi uma experiência muito rica.”

O sucesso das alunas é fruto do trabalho dedicado da professora Ilka Lima Hostensky, que tem 26 anos de experiência na rede pública. “Formamos um grupo de estudos, elas se dedicaram e o resultado foi ótimo. Nenhum evento que participamos é feito por uma pessoa só. Sem o apoio da direção, dos colegas e da coordenação, não teríamos alcançado isso”, afirmou a educadora.

O diretor do CEM Urso Branco, Dreithe Thiago Ribeiro, ressaltou a importância da estrutura de apoio da escola para as conquistas: “Quando soubemos da classificação, foi uma festa aqui. Elas viraram celebridades; todos querem saber como foi”.

Olhando para o futuro, as estudantes já planejam novas participações. “Queremos participar novamente e chegar à fase nacional outra vez. Também penso em competir nas Olimpíadas de História, mas meu foco principal continuará sendo Geografia”, revelou Isadora.

Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)

Veja Também