19.5 C
Brasília
domingo, 23/11/2025




Alta taxa de cura em leucemias é destaque no combate ao câncer infantil

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
20.9 °
19.5 °
99 %
3.1kmh
75 %
dom
21 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
28 °
qui
28 °

Em Brasília

O dia 23 de novembro é dedicado no Brasil para lembrar a luta contra o câncer infantil. Nesta data, também se comemora o 14º aniversário do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), que, segundo o Serviço de Registro de Câncer Hospitalar, alcança uma taxa de cura de 80% no tratamento de leucemias.

O HCB é o único centro no Distrito Federal especializado exclusivamente em oncologia pediátrica, recebendo em média 216 novos casos de câncer anualmente nos últimos sete anos. O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar, com base em pesquisas científicas e ações humanizadas para promover a cura e a qualidade de vida.

Os cânceres mais comuns nas crianças envolvem o sistema hematopoiético, representando 43% dos casos, seguidos por tumores cerebrais (19%), neuroblastomas (8%), sarcomas de partes moles (7%), tumor de Wilms (6%), tumores ósseos (5%) e retinoblastoma (3%).

Importância do diagnóstico rápido e correto

Um fator decisivo para o sucesso do tratamento é o diagnóstico precoce. Como não há prevenção para o câncer infantil, é fundamental que sintomas sejam rapidamente reconhecidos. “Quanto antes o médico pediatra desconfiar e encaminhar para o centro especializado, maiores as chances de cura da criança”, explica a diretora técnica do HCB, a oncologista e hematologista Isis Magalhães.

Sinais como infecções frequentes, manchas roxas inexplicáveis e sangramentos nas gengivas devem alertar pais e responsáveis para buscar orientação médica. Após o atendimento na rede de saúde pública do DF, os pacientes são encaminhados para o HCB, que recebe também crianças de outras regiões do Brasil via Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

O HCB promove capacitação para profissionais da saúde das Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e hospitais regionais, para que possam identificar sintomas e suspeitar de câncer infantil. O hospital também realiza campanhas de conscientização, como a campanha De Olho nos Olhinhos, focada no retinoblastoma.

Além da rapidez, o diagnóstico precisa ser preciso. O HCB realiza exames moleculares para identificar subtipos específicos de leucemia, garantindo o diagnóstico correto e definindo o tratamento mais adequado.

Hospital e equipe com alta especialização

Em 2024, o hospital admitiu 226 crianças com câncer e realizou mais de 15 mil consultas onco-hematológicas. Foram realizadas quase 3.700 sessões de quimioterapia, além de dezenas de milhares de atendimentos e procedimentos especializados, reforçando a importância do tratamento em centro especializado para resultados positivos.

O tratamento no HCB é conduzido por oncologistas pediátricos e médicos especialistas como neurologistas, cardiologistas, intensivistas e infectologistas, que consideram as necessidades únicas de crianças com câncer. Também atuam psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e dentistas, atendendo todas as demandas da criança e do adolescente.

O hospital oferece internação oncológica com 28 leitos, oito para transplante de medula óssea, 58 de terapia intensiva e oito salas cirúrgicas, contando com laboratórios avançados em citogenética, imunofenotipagem, biologia molecular e genética molecular.

A união dos laboratórios com as atividades de ensino e pesquisa possibilita que os estudos realizados impactem diretamente na prática clínica. “Com o laboratório, conseguimos realizar ciência que traz resultados imediatos, oferecendo um diagnóstico preciso e tratamentos personalizados”, destaca a diretora executiva do HCB, Valdenize Tiziani.

O hospital mantém parcerias com 58 unidades e instituições de ensino, incluindo a Aliança Amarte e o St. Jude Children’s Research Hospital, proporcionando acesso a ensino, pesquisa e assistência. Participa também de eventos técnicos e científicos para compartilhar conhecimentos e capacitar profissionais.

Atenção com cuidado humanizado

Além do atendimento de alta qualidade, o HCB valoriza o cuidado humanizado. As crianças em tratamento oncológico têm acesso a brinquedotecas, tanto em ambulatório quanto na internação, preservando a importância do brincar. Horários especiais e entrega de brinquedos no leito garantem acessibilidade mesmo para pacientes com restrições.

Atividades de lazer, como passeios em carrinhos elétricos, incentivo à leitura, artes, interação com voluntários e apresentações culturais tornam a rotina de tratamento mais leve. As crianças também continuam seus estudos pela Classe Hospitalar, mantida por convênio entre as secretarias de Educação e Saúde do DF, com apoio pedagógico para pacientes de outras regiões.

*Informações fornecidas pelo Hospital da Criança de Brasília (HCB)




Veja Também