As admissões hospitalares devido à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Rio de Janeiro mostram uma tendência de redução, mas permanecem elevadas, sobretudo entre crianças menores de 9 anos e idosos acima de 70. Até o momento, o estado registrou 676 óbitos causados por essa condição, com um total de 9.140 internações.
Conforme o relatório semanal divulgado pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ), esses números ressaltam a importância de continuar a vacinação e manter as medidas preventivas para diminuir a propagação dos vírus respiratórios.
“A vacina contra a gripe é essencial para proteger contra os principais vírus em circulação e prevenir casos graves. É fundamental ampliarmos a cobertura vacinal e adotarmos cuidados básicos, como usar máscara ao apresentar sintomas e higienizar as mãos”, destacou Claudia Mello, secretária de Estado de Saúde.
De acordo com a Secretaria de Saúde, desde abril houve um aumento na circulação do vírus Influenza A (H1N1), especialmente entre idosos e gestantes. Já o vírus sincicial respiratório (VSR), mais comum entre crianças, tem mostrado sinais de redução nas últimas semanas.
Imunização
A campanha de vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro está programada para continuar até janeiro de 2026. O objetivo é imunizar 4,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários, no entanto, até agora, apenas 22,97% do público-alvo foi vacinado. Foram aplicadas 2.146.734 doses, das quais 1.066.950 foram destinadas aos grupos prioritários. O Ministério da Saúde pretende alcançar uma cobertura vacinal mínima de 90%.
