A elevação nos preços de alimentos, serviços e itens como energia elétrica e apostas em loterias está impulsionando o crescimento do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), conforme análise do economista e coordenador do índice, André Braz.
André Braz explica que, quando o aumento de preços acontece em um único setor, como alimentos, normalmente é algo temporário. Mas atualmente, essa alta está ocorrendo de forma mais distribuída.
Além disso, André Braz aponta que a tendência é de continuação dessa alta, especialmente com os alimentos in natura voltando a apresentar crescimento. Apesar disso, ele ressalta que não há motivo para preocupação com descontrole da inflação, pois trata-se de um ajuste esperado nos preços.
O IPC-S acelerou para 0,31% de alta na terceira quadrissemana de julho, depois de subir 0,25% na etapa anterior. Esses dados foram divulgados na quarta-feira, dia 23, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com isso, o índice acumula alta de 3,99% em 12 meses e 3% no ano de 2025.