Na última terça-feira (5/8), dois alpinistas ficaram presos durante a noite e madrugada no Pico Yak, localizado no Canadá. Eles passaram horas pendurados em seus cintos de segurança, e um dos alpinistas sofreu um ferimento na cabeça após a queda.
A equipe de Resgate da Costa Norte foi acionada à noite para realizar o salvamento. Apesar dos esforços que incluíram o uso de helicópteros e óculos de visão noturna, as condições climáticas adversas — como nuvens, chuva e fumaça proveniente de incêndios florestais — dificultaram o voo.
O resgate foi iniciado às 22h40 e continuou até as 4h do dia seguinte, sem sucesso devido ao tempo ruim. Somente após o amanhecer, por volta das 5h30, a melhora do clima permitiu que a equipe aérea retornasse ao local. Felizmente, conseguiram resgatar o alpinista ferido primeiro, seguido pelo seu companheiro.
Segundo a equipe do Resgate da Costa Norte, “Esta operação foi bastante desafiadora, envolvendo voos noturnos, resgates técnicos, ações em ambientes montanhosos e içamentos complexos. Desejamos uma rápida recuperação ao alpinista.”
O Pico Yak está situado na província da Colúmbia Britânica, ao norte da cidade de Hope, no Canadá. Este pico é uma formação rochosa de granito com quase 2 mil metros de altura, conhecida pelas diversas rotas de escalada que atrai aventureiros.