22.5 C
Brasília
quarta-feira, 27/08/2025

Allan dos Santos participa de audiência na Câmara sobre atos de 8 de janeiro

Brasília
céu limpo
22.5 ° C
22.5 °
17.3 °
38 %
1.5kmh
0 %
qui
30 °
sex
30 °
sáb
28 °
dom
30 °
seg
24 °

Em Brasília

Allan dos Santos, blogueiro alinhado ao bolsonarismo e atualmente foragido da Justiça brasileira desde 2021, participou por videoconferência de uma audiência pública realizada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (27/8).

O encontro foi organizado pela Subcomissão de Fiscalização e Direitos dos Presos do 8 de Janeiro, parte integrante da Comissão de Segurança Pública, criada para investigar alegações de violações de direitos humanos relacionadas aos atos extremistas daquele dia.

Morando atualmente nos Estados Unidos, Allan dos Santos está sob investigação em dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF): o das fake news e o das milícias digitais. Em 2021, o STF decretou sua prisão preventiva, acusando-o de participar de uma rede organizada que atentaria contra a democracia por meio das redes sociais.

Posicionamento de Allan dos Santos e críticas ao ministro Alexandre de Moraes

Durante sua manifestação, Allan dos Santos solicitou anistia para as pessoas envolvidas nos eventos de 8 de janeiro e pediu o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, a quem acusou de conduzir ações arbitrárias contra adversários políticos.

“Não desejo a morte, nem sequer a prisão de Alexandre de Moraes, mas exijo que ele deixe o Supremo Tribunal Federal e seja submetido ao processo legal que ele jamais aplicou a seus opositores”, declarou.

Ele também pediu aos deputados que aprovem a anistia, afirmando que o Poder Legislativo representa a última barreira à democracia frente ao que chamou de “tirania” do STF.

Participação do deputado Eduardo Bolsonaro

A audiência teve ainda a participação remota do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se encontra nos Estados Unidos. Ele reforçou as críticas ao ministro Alexandre de Moraes, chamando-o de “gangster” e “mafioso”, e o acusou de ser “o maior violador de direitos humanos da história do Brasil”.

Eduardo Bolsonaro voltou a exigir anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro e para os detidos em decorrência dos eventos de 8 de janeiro.

Veja Também