22.5 C
Brasília
sexta-feira, 22/11/2024
--Publicidade--

Alimentos que te fazem gastar calorias mesmo depois dos exercícios

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
22.6 °
22.5 °
78 %
1kmh
75 %
sex
27 °
sáb
24 °
dom
26 °
seg
23 °
ter
25 °

Em Brasília

Enquanto não inventam a tal pílula mágica que vai deixar linda, jovem e gostosa para sempre, o jeito é se jogar na rotina de exercícios. Felizmente, há vários recursos que você pode aproveitar para ajudar no processo, e um deles, é, claro, a ALIMENTAÇÃO. Sendo assim, saiba o que comer para CONTINUAR QUEIMANDO CALORIAS MESMO DEPOIS DE JÁ TER TERMINADO SEU TREINO.

Comer gasta caloria, isso é fato. Naturalmente, comer uma salada, que requer muita mastigação, gera um gasto legal, mas ingerir algo gorduroso e achar que está queimando gordura é PURO AUTOENGANO. “Todos os alimentos ao serem digeridos gastam energia e promovem um aumento na temperatura corporal de forma variada. Sendo que alguns podem gerar um aumento mais significativo, ao ponto de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura, estes são os chamados alimentos termogênicos”, diz a NUTRICIONISTA FUNCIONAL E ESPORTIVA LUCIANE FELIX.

Ela dá três exemplos, com comprovação científica, que podem potencializar os efeitos dos exercícios, já com algumas sugestões de como incluí-los na sua refeição pós-treino:

ThinkstockPhotos-177822768-in

CHÁ VERDE

“O chá verde é rico em cafeína, estimulante do Sistema Nervoso Simpático, que confere um dos principais mecanismos da TERMOGÊNESE. Ele ainda é fonte de catequinas, que alteram o metabolismo das gorduras, aumentando sua utilização como fonte de energia”, explica a nutricionista.

DICA DA NUTRICIONISTA: associe o chá verde ao seu shake de proteína, ou suco ou água de coco.

ThinkstockPhotos-177682839-in

ERVA MATE

Sua versão mais famosa também é em chá, e geladinho, desce gostoso e refrescante após a atividade física. “Não apenas por também ser uma FONTE DE CAFEÍNA, mas alguns estudos sugerem que a erva mate diminua o apetite, por reduzir o tempo de esvaziamento gástrico, o que pode favorecer o resultado final da queima de gordura”, salienta a profissional.

DICA DA NUTRICIONISTA: inclua entre as refeições chá mate gelado (a bebida gelada faz com que o corpo gere calor para manter a temperatura interna em equilíbrio) com lascas de gengibre.

Foto: Korovin / iStock

PIMENTA VERMELHA

DAQUIDALI já te mostrou que a pimenta é um excelente tempero, não só para sua cozinha, como para sua saúde. Entre suas várias propriedades benéficas, aquela mão na roda para emagrecer é uma delas. Segundo Luciane, “este alimento não deixa dúvidas, principalmente quando a maioria dos consumidores percebe um aumento até mesmo na produção de suor. Esta atividade se dá pela ação da capsaicina, que é responsável pela sensação de ardência ao paladar”.

DICA DA NUTRICIONISTA: faça uma pasta ou patê (para rechear seu sanduíche ou tapioca) de frango ou atum + manjericão ou orégano + azeite extravirgem e pimenta vermelha picadinha ou molho de pimenta concentrado.

Canela e gengibre também são ótimos termogênicos. Foto: alarich / iStock

SEM CIÊNCIA, MAS COM EXPERIÊNCIA

Agora, como a sabedoria popular tem seu valor, há outros alimentos que vira e mexe estão nas trocas de dicas entre quem sua a camisa para moldar a silhueta. “CANELA, GENGIBRE E HIBISCUS também podem ser excelentes coadjuvantes na perda de gordura corporal por vários mecanismos, mas não ainda comprovados como alimentos que aumentam a temperatura corporal”, lembra a especialista, que ainda faz o alerta: “PESSOAS COM PRESSÃO ALTA E PROBLEMAS GASTROINTESTINAIS devem evitar o alimentos termogênicos, assim como aquelas que treinam próximo da hora de dormir e possuem sono leve ou problemas de insônia. Para não prejudicar a qualidade do sono CONSUMA ATÉ 6H ANTES DE DORMIR”.

Foto: Minerva Studio / iStock

SUGESTÃO DE TREINO

Ficar em forma requer atividades em conjunto, ou seja, não adianta fazer só dieta ou só exercícios, os dois precisam caminhar juntos para melhores resultados. “Existem diversos estudos comprovando a eficiência do TREINO DE ALTA INTENSIDADE. A ideia é que, devido a um esforço extenuante, o organismo sofra um desgaste muito alto e para que possa  recuperar, ele gaste muita energia. Ou seja, VOCÊ QUEIMA CALORIA ENQUANTO DESCANSA. Baseados nessa nesses estudos, vários programas de treinamento tem surgido, como o CROSSFIT, KEETBELL TRAINNING, CORE TRAINNING, CIRCUIT TRAINNINGentre outros. Porém, para a realizar esse tipo de exercício é importante a orientação de um profissional de educação física a fim de evitar lesões em músculos e ossos”, explica WESLEY PEREIRA PAIXÃO, ESPECIALISTA EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E AVALIAÇÃO MORFO-FUNCIONAL.

Quer uma ideia? Bella Falconi dá os detalhes sobre o treino HIIT, ideal para quem também não tem muito tempo para malhar.

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -