Muitas pessoas enfrentam a enxaqueca, uma condição marcada por dores pulsantes geralmente em um dos lados da cabeça, acompanhadas por sintomas como tontura, vertigem e desequilíbrio. A enxaqueca é uma doença neurovascular resultante de um desequilíbrio químico no sistema nervoso central, com crises que podem variar em frequência e durar até 72 horas.
Segundo a nutricionista Nadya Caroline Mambelli Magri, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, a alimentação pode influenciar diretamente na ocorrência das crises. Ela recomenda uma dieta balanceada, priorizando alimentos naturais e saudáveis, além da ingestão adequada de água para ajudar na prevenção.
Sintomas comuns da enxaqueca
- Dor forte e pulsante, localizada geralmente em um ou mais pontos da cabeça, que pode ser acompanhada de náuseas e vômitos.
- Sensibilidade aumentada à luz, sons e cheiros.
- Visão turva em alguns casos.
- Episódios de aura, que incluem pontos luminosos ou manchas escuras na visão.
- Formigamento e dificuldade na fala.
Quais alimentos e bebidas podem piorar a enxaqueca?
Nadya Caroline Mambelli Magri explica que cada pessoa reage de forma diferente a certos alimentos, por isso é importante uma avaliação nutricional personalizada para identificar possíveis gatilhos. Alguns alimentos e bebidas, no entanto, são reconhecidos por aumentar a probabilidade de crises.
Por exemplo, o café, apesar de benéfico em doses moderadas, deve ser evitado durante uma crise, pois pode intensificar a dor em indivíduos mais sensíveis. Além disso, a interrupção súbita do consumo frequente de café também pode desencadear uma crise.