Durante a COP30, realizada em Belém (PA), pela primeira vez, os alimentos provenientes da agricultura familiar estão sendo servidos para delegações internacionais, trabalhadores e visitantes, conforme comunicado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Cerca de 30% desses alimentos foram comprados diretamente de cooperativas e associações de pequenos agricultores indicados pela Conab, que é responsável pela logística de fornecimento do evento.
Os produtos, que incluem itens perecíveis e não perecíveis, também são vendidos nas áreas conhecidas como Green Zone e Blue Zone da conferência. A armazenagem e distribuição são feitas a partir da Unidade Armazenadora de Ananindeua, no Pará, que a Conab transformou em um centro para armazenar e abastecer a agricultura familiar durante a conferência.
Esta unidade possui uma capacidade total de 20,6 mil toneladas e recebeu um investimento de R$ 2,1 milhões para reformas estruturais. O local possui dois contêineres que funcionam como câmaras frias para produtos refrigerados e resfriados, além de um armazém central com uma área de 600 m², capaz de armazenar até 500 toneladas de alimentos.
Estadão Conteúdo
