27.5 C
Brasília
sexta-feira, 29/08/2025

Aliados de Bolsonaro reúnem 37,6 mil pessoas na Paulista, diz Monitor da USP

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
27.5 °
26.1 °
30 %
6.2kmh
40 %
sex
28 °
sáb
29 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
29 °

Em Brasília

Sem poder sair de casa por medidas cautelares, o ex-presidente Jair Bolsonaro contou com o apoio de seus aliados para reunir 37,6 mil pessoas na Avenida Paulista neste domingo, 3, em manifestações realizadas em São Paulo e outras cidades do Brasil.

O número foi estimado pelo Monitor do Debate Público do Meio Digital da Universidade de São Paulo (USP), que utilizou fotos aéreas feitas em diferentes momentos do evento para a contagem.

A margem de erro é de 12%, o que indica que o público pode variar entre 33,1 mil e 42,1 mil pessoas.

O grupo responsável pela contagem, que frequentemente monitora o público em manifestações, recebeu críticas do líder do PL na Câmara, deputado federal Sóstenes Cavalcante (RJ), que afirmou que a universidade “não sabe contar os brasileiros” e, segundo sua visão, este foi o maior protesto bolsonarista até agora.

Em São Paulo, as principais lideranças presentes foram o pastor Silas Malafaia, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que participou sem fazer discurso.

Deputados federais, estaduais e vereadores também estiveram presentes, mas o principal orador foi Malafaia, que criticou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O número de participantes nos atos em apoio ao ex-presidente tem diminuído à medida que avançam as investigações e processos legais envolvendo Bolsonaro, incluindo uma ação penal por tentativa de golpe de Estado, da qual ele é réu. A queda no público foi superior a 90%, considerando que em fevereiro de 2024, cerca de 125 mil pessoas estiveram na Avenida Paulista. Em 29 de junho, a manifestação contou com 12,4 mil participantes.

Acompanhe a evolução do público nos atos bolsonaristas, segundo dados do Monitor da USP:

  • Fevereiro de 2024, em São Paulo – 185 mil
  • Setembro de 2024, em São Paulo – 45 mil
  • Março de 2025, no Rio de Janeiro – 18,3 mil
  • Abril de 2025, em São Paulo – 44,9 mil
  • Junho de 2025, em São Paulo – 12,4 mil

As manifestações deste domingo ocorreram também em outras capitais e cidades do interior, sendo as primeiras após os Estados Unidos anunciarem sanções ao Brasil, influenciados por um dos filhos do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

De acordo com o relatório do Monitor da USP, o pico da manifestação foi às 15h33, durante o discurso do deputado Nikolas Ferreira, assistido por cerca de 31 mil pessoas ao vivo no YouTube no canal de Malafaia. A transmissão chegou a alcançar 31,7 mil espectadores enquanto o pastor falava.

Veja Também