Concurso promovido pela rede social durante conferência de segurança digital confirmou vieses que existiam em algoritmo de corte de imagens. Funcionalidade já foi removida da plataforma
Drumroll please! Our first-ever algorithmic bias bounty at #defcon wrapped this weekend, and the winners were announced at yesterday’s #defcon @aivillage_dc workshop. ICYMI, you can watch a recording of the presentation here https://t.co/0cCwSAzSAq
— Twitter Engineering (@TwitterEng) August 9, 2021
Rumman Chowdhury, diretor do time que pesquisa transparência e ética dentro de algoritmos no Twitter parabenizou os competidores por ter mostrado os efeitos na vida real dos algoritmos.
“Quando pensamos em vieses em nossos modelos, não é apenas sobre um aspecto acadêmico ou experimental, mas sobre como isso funciona na maneira em que pensamos a sociedade”, disse Chowdhury.
O resultado da competição demonstra a importância de pensar a influência e o peso que é dado a algoritmos e dados, que podem ter problemas de programação e preferências intrínsecas. Apesar disso, também demonstra que é preciso que as empresas estejam atentas a esse aspecto da tecnologia e dispostas a corrigir falhas.