Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) foi escolhido como presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Este será o segundo ano consecutivo em que o PT (federação PT-PC do B-PV) estará à frente desta comissão.
Um acordo entre os líderes partidários e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), definiu que a distribuição das presidências das comissões em 2026 seguirá o mesmo critério adotado no ano anterior. Lindenmeyer sucede o deputado Rogério Correia (PT-MG) na presidência.
Foram escolhidos para os cargos de primeiro e terceiro vice-presidentes da comissão os deputados Dimas Gadelha (PT-RJ) e Marcos Tavares (PDT-RJ), respectivamente. A 2ª vice-presidência não teve eleição por falta de indicação formal de candidato.
O novo presidente ressaltou que o foco da comissão estará na fiscalização dos gastos públicos durante o ano. Ele detalhou o início dos trabalhos:
“Inicialmente, vamos reunir os deputados da comissão para analisar os projetos e discussões pendentes do ano anterior. Em seguida, definiremos as regras internas e as prioridades a serem trabalhadas.”
Perfil
Alexandre Lindenmeyer nasceu na cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. Ele é formado em Direito e, no último ano, atuou como segundo vice-presidente da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. Entre 2011 e 2013, foi deputado estadual e, em seguida, foi prefeito de Rio Grande por dois mandatos consecutivos. Atualmente, cumpre seu primeiro mandato como deputado federal.
