Neste domingo (25), às 10h30, será implodido o antigo prédio do Torre Palace Hotel, localizado no Setor Hoteleiro Norte, em Brasília.
A operação começará às 6h e deve durar até as 18h, podendo gerar uma grande nuvem de poeira contaminada por fezes de pombos e morcegos, o que aumenta os riscos de transmissão de doenças fúngicas como histoplasmose e criptococose.
A Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses (Gvaz), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), emitiu um alerta especial para grupos vulneráveis, como pessoas com o sistema imunológico comprometido, portadores de HIV, idosos, gestantes, crianças, transplantados e pacientes em tratamento que suprime o sistema imunológico.
A inalação de partículas finas no ar é a principal preocupação, pois pode infectar a população com microrganismos presentes no local da demolição.
Recomenda-se que a população evite se aproximar da área durante e após a implosão, usando máscaras de proteção PFF2 ou N95 para quem precisar estar próximo. Estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e residências próximas devem manter portas e janelas fechadas. Atividades ao ar livre devem ser evitadas nas próximas 24 a 72 horas, especialmente para os grupos de risco.
