24.5 C
Brasília
quarta-feira, 18/03/2026




Alerta laranja para tempestades no Norte, Nordeste e Sul do Brasil

Brasília
nuvens quebradas
24.5 ° C
26.1 °
24.5 °
69 %
2.6kmh
75 %
qua
24 °
qui
27 °
sex
26 °
sáb
25 °
dom
25 °

Em Brasília

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira, 18, um alerta laranja para várias regiões do Brasil devido à previsão de chuvas fortes, ventos intensos e risco de tempestades. Esses avisos significam perigo potencial e pedem que as pessoas fiquem atentas, especialmente em áreas urbanas, costeiras e locais com histórico de alagamentos.

O alerta laranja inclui áreas do Nordeste, Norte e Sul, onde são esperadas chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, com ventos variando entre 60 e 100 km/h. Nessas regiões, há risco de queda de energia elétrica, galhos de árvores caindo, inundações e descargas elétricas.

No Nordeste, o aviso cobre o Maranhão, Piauí, sul e centro do Ceará, oeste de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e o litoral leste. No Sul, o alerta alcança grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, incluindo áreas metropolitanas, litoral e interior. No Norte, os estados afetados são Pará, Amazonas, Rondônia e Acre.

Além disso, o Inmet emitiu um alerta amarelo, de menor intensidade, para os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com previsão de chuvas moderadas e ventos de até 60 km/h, podendo causar pequenos alagamentos e transtornos localizados.

De acordo com informações da Climatempo, uma frente fria atuando no Sul, combinada com áreas de baixa pressão e alta umidade, favorece a formação de condições para tempestades na região. Já no Norte e Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical mantém o tempo instável.

O Inmet orienta que a população evite atividades ao ar livre, proteja suas casas e veículos, e acompanhe as atualizações do tempo pelas fontes oficiais. Moradores de áreas de risco devem redobrar a atenção, especialmente nas zonas com alerta laranja.

Estadão Conteúdo.




Veja Também