O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, emitiu um alerta final nesta quarta-feira (1º/10) para que os residentes do norte de Gaza se desloquem para o sul, deixando o grupo palestino Hamas confinado na Cidade de Gaza.
Conforme informado por Katz, as forças militares israelenses conseguiram dividir Gaza em duas áreas, norte e sul, fortalecendo o cerco à Cidade de Gaza. Quaisquer pessoas que se dirigirem para o sul deverão passar pelos pontos de controle estabelecidos pelas tropas israelenses.
Israel Katz enfatizou em sua rede social X: “Esta é a última chance para os moradores de Gaza se moverem para o sul e deixarem os militantes do Hamas isolados na Cidade, que estão enfrentando operações militares completas conduzidas pelas Forças de Defesa de Israel (FDI)”.
De acordo com o ministro, aqueles que permanecerem em Gaza serão considerados terroristas ou apoiadores do terrorismo. Ele também destacou que as FDI estão preparadas para todas as situações e continuarão suas operações até que todos os reféns israelenses sejam libertados.
Avichay Adraee, porta-voz militar em árabe, declarou que a última passagem disponível para os moradores do sul de Gaza entrarem no norte será encerrada. A Rua Al-Rashid será bloqueada para o trânsito do setor sul a partir das 12h, mas o acesso da área norte para o sul continuará permitido.
Além disso, o movimento em direção ao sul será autorizado para aqueles que ainda não conseguiram deixar a Cidade de Gaza. Nesta fase, será permitida a movimentação para o sul sem exigência de inspeção pelas forças israelenses.