A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu dois alertas em massa nesta sexta-feira (28/11) para informar a população sobre tempestades intensas e possibilidade de granizo volumoso em diversas cidades.
O aviso via Cell Broadcast foi primeiramente enviado para regiões do interior de Dom Feliciano, Chuvisca, Cerro Grande do Sul e Camaquã e posteriormente para áreas de Sentinela do Sul e Sertão Santana.
As mensagens orientaram os moradores a procurar abrigo longe de árvores, placas e postes de energia.
Com previsão de ventos fortes no estado, o sistema Cell Broadcast foi acionado. Essa tecnologia encaminha mensagens de texto e alertas sonoros por meio da rede de telefonia celular, interrompendo qualquer conteúdo na tela do celular, mesmo no modo silencioso.
Para receber as mensagens, não é necessário cadastro prévio. Os alertas foram enviados para pessoas em áreas de risco com cobertura 4G ou 5G. A Defesa Civil recomenda que quem receber o comunicado permaneça tranquilo e siga as orientações.
Essa tecnologia foi utilizada pela primeira vez no Rio Grande do Sul em outubro deste ano, resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia. Ela integra os métodos já usados pela Defesa Civil, como envio de SMS pelo 40199 e postagens nas redes sociais.
Risco potencial na Região Sul
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de tempestades na Região Sul do Brasil. A população deve estar atenta até as 10h do sábado (29), com possibilidade de chuvas entre 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm no dia, ventos fortes entre 40-60 km/h e granizo. O risco de falta de energia, danos em plantações, quedas de galhos e enchentes é baixo.
As áreas abrangidas incluem regiões serranas, oeste catarinense, sudoeste do Rio Grande do Sul, Vale do Itajaí, além de várias regiões metropolitanas e outros locais dos estados do Sul.
