27.5 C
Brasília
terça-feira, 13/01/2026

Alerta de calor intenso em SP e outros estados

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
29.5 °
27.5 °
43 %
2.6kmh
40 %
ter
27 °
qua
27 °
qui
27 °
sex
28 °
sáb
28 °

Em Brasília

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta laranja alertando para uma onda de calor em partes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O aviso começou na tarde de segunda-feira, dia 12, e vai até o final de quarta-feira, dia 14.

Segundo o Inmet, essas regiões podem enfrentar temperaturas até 5ºC acima do normal por um período entre três e cinco dias.

Na área metropolitana de São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura informou que, mesmo com o céu nublado na manhã, a temperatura máxima pode atingir 31ºC na terça-feira, dia 13. Na quarta-feira, o tempo terá sol entre nuvens e clima abafado, com temperaturas até 29ºC.

Cidades como Araraquara, Bauru, Campinas, Itapetininga, Piracicaba, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e litoral sul de São Paulo também estão sob alerta de onda de calor, assim como áreas do sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Na região Sul do país, o alerta laranja indica risco de tempestades, com possibilidade de chuva forte entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Também podem ocorrer ventos fortes de até 100 km/h, queda de granizo e interrupção no fornecimento de energia.

Este aviso inclui principalmente cidades do Paraná e Santa Catarina, além de alguns municípios do interior de São Paulo.

Estadão Conteúdo.

Veja Também