23.5 C
Brasília
segunda-feira, 15/09/2025

Alerta de baixa umidade no centro do país

Brasília
céu limpo
23.5 ° C
25.6 °
23.5 °
47 %
3.1kmh
0 %
seg
32 °
ter
32 °
qua
33 °
qui
33 °
sex
32 °

Em Brasília

A semana inicia com condições climáticas variadas pelo Brasil e alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) envolvendo tempestades no Sul, chuvas fortes no Norte, e baixa umidade no centro do país, incluindo o Distrito Federal, onde o nível pode cair a apenas 12%.

No Sul, até as 10h da segunda-feira (15/9), há um alerta amarelo para tempestades cobrindo o interior dos três estados da região, especialmente o Rio Grande do Sul. Esperam-se precipitações entre 20 mm/h e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, além de ventos de 40 km/h a 60 km/h e possibilidade de granizo.

As regiões afetadas incluem Serrana, Oeste Catarinense, Sudoeste Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Sudeste Rio-grandense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Norte Central Paranaense, Centro Oriental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense e Norte Catarinense.

Na região Norte, vigora um alerta amarelo para chuvas intensas que contempla os estados do Amazonas, Acre e Roraima, mais partes de Rondônia e Pará, também até as 10h. As chuvas podem variar de 20 mm/h a 30 mm/h, com acumulados de até 50 mm/dia, e ventos fortes entre 40 km/h e 60 km/h.

As áreas em alerta são Ocidental do Tocantins, Vale do Acre, Sudeste Paraense, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense, Norte de Roraima, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Norte Amazonense, Baixo Amazonas, Madeira-Guaporé, Sul de Roraima, Nordeste Mato-grossense e Vale do Juruá.

O Inmet recomenda que, em caso de ventos fortes, as pessoas não se protejam sob árvores nem estacionem carros próximos a torres e placas publicitárias para evitar riscos de acidentes causados por quedas e descargas elétricas. Além disso, é aconselhado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Na parte central, o instituto emitiu um terceiro alerta amarelo para baixa umidade cobrindo a região Centro-Oeste e partes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Ceará e Paraíba, válido até as 10h. A umidade relativa do ar deverá variar entre 20% e 30%, com orientações para manter hidratação adequada, evitar esforço físico intenso e exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes.

Em parte do Centro-Oeste, incluindo Brasília, o alerta é mais grave, em nível laranja, com umidade entre 12% e 20%, aumentando os riscos de incêndios florestais e problemas de saúde como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

Nessas regiões, além das precauções gerais, recomenda-se evitar exercícios ao ar livre, usar hidratantes e umidificar os ambientes. Para mais informações, a população pode contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 e os Bombeiros pelo 193.

Veja Também