20.5 C
Brasília
domingo, 14/12/2025

Alemanha está à beira de uma recessão, diz presidente do instituto Ifo

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.6 °
20.5 °
94 %
1.5kmh
75 %
dom
29 °
seg
20 °
ter
24 °
qua
21 °
qui
19 °

Em Brasília

Mais cedo, o Ifo divulgou que seu índice de sentimento das empresas alemãs caiu de  92,2 pontos em julho para 88,6 pontos, atingindo o menor nível desde junho de 2020

Alemanha: “O sentimento nos negócios alemães esfriou significativamente”, apontou Fuest (David GANNON/Getty Images)

O Presidente do instituto de pesquisa alemão Ifo, Clemens Fuest, avaliou nesta segunda-feira, 25, que “a Alemanha está à beira de uma recessão”.

Mais cedo, o Ifo divulgou que seu índice de sentimento das empresas alemãs caiu de  92,2 pontos em julho para 88,6 pontos, atingindo o menor nível desde junho de 2020.

O resultado deste mês ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam queda do indicador a 90,5 pontos. O resultado de junho foi ligeiramente revisado para baixo, de 92,3 pontos originalmente.

O chamado subíndice de expectativas econômicas do Ifo recuou de 85,5 para 80,3 pontos no mesmo período. Já o subíndice de condições atuais diminuiu de 99,4 para 97,7 pontos. A pesquisa mensal do Ifo envolve cerca de 9.000 empresas dos setores de manufatura, serviços, comércio e construção.

“O sentimento nos negócios alemães esfriou significativamente”, apontou Fuest, em comunicado. As empresas na Alemanha estão esperando que os negócios fiquem muito mais difíceis nos próximos meses e também estão menos satisfeitas com a situação atual, acrescentou o presidente do instituto.

Veja Também