23.5 C
Brasília
quinta-feira, 12/03/2026




Alcolumbre estende validade da MP para renovação automática da CNH

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.9 °
23.5 °
78 %
3.6kmh
75 %
qui
23 °
sex
24 °
sáb
22 °
dom
24 °
seg
24 °

Em Brasília

O senador Davi Alcolumbre, presidente do Congresso Nacional, decidiu estender por mais 60 dias a validade da Medida Provisória 1.327/2025. Essa MP permite que motoristas que não tenham multas possam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) automaticamente, sem necessidade de exames no Departamento de Trânsito (Detran).

A medida modificou o Código de Trânsito Brasileiro para criar o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que inclui os motoristas sem infrações nos últimos 12 meses. Para esses condutores, a renovação da CNH ou da autorização para conduzir ciclomotor ocorre automaticamente quando a validade expira.

Existem algumas exceções: motoristas com 70 anos ou mais, condutores a partir de 50 anos podem usar essa facilidade só uma vez, e pessoas que tenham alguma condição física ou mental que possa afetar a direção precisam fazer os exames obrigatórios do Detran.

A validade original da MP acabaria no final de março, mas agora foi ampliada para possibilitar votação até maio. A análise ainda depende da formação de uma comissão mista com senadores e deputados.

*Informações da Agência Senado




Veja Também