O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), avaliou neste domingo (26/10) a reunião dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump como “muito positiva”. Destacou ainda que a relação entre o Brasil e os Estados Unidos (EUA) é “histórica e estratégica”.
“Cumprimento todos os envolvidos que contribuíram para que alcançássemos este momento, que representa um marco importante de um processo contínuo. O gesto de diálogo e a busca por entendimento são fundamentais para fortalecer as relações e avançar na cooperação entre as nações”, escreveu o parlamentar em sua página no Instagram.
Ele continuou: “O Congresso Nacional permanece vigilante e unido na defesa do diálogo e da diplomacia como caminhos para construir consensos e aproximar os nossos povos”.
Lula e Trump se reuniram na tarde deste domingo (26/10) em Kuala Lumpur, capital da Malásia. O encontro marca o início das negociações sobre as tarifas elevadas impostas por Washington aos produtos brasileiros.
Veja como foi a conversa entre os líderes:
Ambos adotaram uma postura pragmática. O norte-americano afirmou que é possível reduzir algumas tarifas já nesta primeira rodada de conversas: “Acho que vamos conseguir acordos muito bons que estamos discutindo, e acredito que desenvolveremos um relacionamento muito positivo”, declarou.
Lula, em tom descontraído, comentou que a pauta a ser debatida era ampla e que trouxe os temas anotados em inglês. Os dois estão na Malásia para participar da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
