Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, expressou sua confiança nas negociações com os Estados Unidos para diminuir ou eliminar as tarifas de 40% sobre alguns produtos brasileiros exportados para aquele país. Ele destacou a importância de corrigir essas desigualdades comerciais, lembrando que os EUA têm superávit comercial com o Brasil. A coletiva de imprensa aconteceu em Belém (PA).
Na última semana, o governo americano anunciou a redução das tarifas sobre alguns produtos como carne bovina de alta qualidade, café, castanhas-do-pará, caju, coco, laranja, tomate, banana e outras frutas. Apesar disso, a tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros continua valendo. Alckmin assegurou que estão empenhados em trabalhar para reduzir ainda mais essas tarifas.
Sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o vice-presidente informou que 118 países já apresentaram suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), com atualizações sendo feitas diariamente após um atraso inicial. Ele avaliou a conferência realizada em Belém (PA) como um sucesso.
