27.5 C
Brasília
sábado, 27/12/2025

Alckmin diz que vai tirar mais produtos do tarifaço para seguir avanço

Brasília
nuvens quebradas
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
51 %
3.6kmh
75 %
dom
30 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
27 °
qui
20 °

Em Brasília

Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, informou nesta terça-feira (25) que o governo está trabalhando para acelerar as negociações e retirar mais produtos das altas tarifas impostas pelos Estados Unidos. Recentemente, o governo americano eliminou a sobretaxa de 238 itens, incluindo produtos do agronegócio como café, carne bovina e frutas.

Em um encontro empresarial pela Amcham, realizado por videoconferência, o ministro destacou que máquinas, motores e alguns alimentos ainda enfrentam tarifas de até 50% para entrar nos EUA. “O objetivo agora é continuar avançando nesta negociação”, afirmou Alckmin. Com as mudanças recentes, a fatia de produtos brasileiros sujeitos à tarifa máxima caiu de 36% para 22% das exportações para os EUA.

Alckmin ressaltou que o próximo passo será excluir mais produtos das tarifas altas e reduzir as alíquotas. Ele enfatizou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva orienta manter um diálogo aberto e constante para continuar as negociações com os Estados Unidos. “Estamos avançando passo a passo e queremos acelerar esse processo”, destacou.

Segundo o vice-presidente, a retirada da sobretaxa sobre mais de 200 produtos na semana passada representou o maior progresso desde o início das negociações sobre o tarifaço. Ele também afirmou que não existe motivo justificado para as tarifas americanas, já que os EUA têm um superávit comercial com o Brasil e têm aumentado as vendas ao país.

Geraldo Alckmin ainda reforçou que o esforço para estreitar o diálogo, negociação e investimentos mútuos com os Estados Unidos está constante. Ele prometeu intensificar os esforços de negociação com o governo americano.

Veja Também