31.5 C
Brasília
sábado, 13/09/2025

Alckmin diz que negociação com EUA não será afetada por condenação de Bolsonaro

Brasília
nuvens quebradas
31.5 ° C
31.5 °
29.5 °
22 %
2.1kmh
51 %
sáb
32 °
dom
33 °
seg
33 °
ter
33 °
qua
32 °

Em Brasília

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o Brasil não enfrentará problemas nas negociações comerciais com os Estados Unidos por causa da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo ele, as decisões do Judiciário não influenciam as políticas de comércio exterior, como os impostos de importação, que são parte da política regulatória do país.

Alckmin destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está conduzindo o diálogo e as negociações para manter boas relações comerciais. A maioria dos produtos que os EUA exportam para o Brasil já conta com tarifas reduzidas ou zero, enquanto a tarifa média para produtos americanos no Brasil é baixa.

O vice-presidente também ressaltou que os EUA têm superávit comercial em relação ao Brasil e que suas exportações ao país cresceram 12% neste ano. Ele reafirmou o compromisso de trabalhar para a redução de impostos no Brasil para melhorar o comércio bilateral.

Geraldo Alckmin visitou a concessionária V12 da Volkswagen, em Brasília, onde mencionou que a venda de carros sustentáveis aumentou 26,1% entre julho e setembro, mostrando que a redução de impostos incentiva as vendas.

Veja Também