Brasília, 21 – Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que o governo do Brasil quer negociar com os Estados Unidos a redução de tarifas em mais produtos. Ele destacou que não existe assunto proibido nas conversas entre os dois países e elogiou o diálogo.
Em entrevista no Palácio do Planalto, Alckmin foi questionado sobre o interesse em terras raras. Ele respondeu que o Brasil está aberto para discutir qualquer tema, tarifário ou não.
Entre os temas não tarifários mencionados, Alckmin falou sobre o Regime Especial de Tributação para Serviços de Data Center no Brasil (Redata), criado em setembro, e destacou que o país está atraindo investimentos para data centers. Ele comentou que a energia é o maior limite para a inteligência artificial no mundo, e o Brasil possui energia renovável e abundante. Outros temas citados foram terras raras e tecnologia da informação.
Alckmin também contou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, abordando a Lei Magnitsky e pedidos de redução tarifária, ressaltando que os Estados Unidos têm um superávit importante na balança comercial com o Brasil.
Sobre a possibilidade de uma reunião ou viagem oficial de Lula aos Estados Unidos, Alckmin disse que ainda não está prevista, mas que o presidente brasileiro convidou Trump para visitar o Brasil, e que está aberto para viajar a Washington, se necessário.
Estadão Conteúdo
