São Paulo, 26 – Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que o governo está empenhado para reduzir a taxa básica de juros o quanto antes. Na última semana, o Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu manter a Selic em 15,0% ao ano.
Ele destacou que, apesar dos desafios globais, o país vive uma fase positiva. O desemprego está em 5,6%, a renda média aumentou, o salário mínimo subiu e os preços dos alimentos básicos, como arroz, feijão e pão, começaram a cair devido a uma safra recorde, 16% maior que a do ano anterior.
Alckmin afirmou à Rede TV, em entrevista ao apresentador Datena, na noite de sexta-feira, 26, que é necessário reduzir a taxa Selic para melhorar a economia.
Quanto ao prazo para o corte dos juros, ele explicou que o governo trabalha para agir o mais rápido possível, pois os juros elevados prejudicam o crescimento econômico.
Alckmin também ressaltou que com a redução dos juros e a solução da questão das tarifas dos EUA, o Brasil tem potencial para crescer ainda mais.
Estadão Conteúdo