Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que a negociação com os Estados Unidos para reverter as tarifas aumentadas ainda está em andamento. Ele destacou que, embora o presidente americano Donald Trump tenha retirado a sobretaxa sobre alguns produtos, o tarifaço ainda afeta 22% das exportações brasileiras.
“A negociação não terminou, e deve acelerar. Precisamos resolver ainda a questão do café solúvel, da uva, das máquinas e dos motores. Temos outros produtos, como sapatos e roupas, para negociar e avançar. No entanto, a situação já melhorou”, explicou Alckmin em entrevista ao podcast Flow.
O vice-presidente também ressaltou que a exportação brasileira cresceu 9,1% apesar das tarifas. “Isso ocorreu porque o Brasil abriu seu mercado. Na década de 1980, os Estados Unidos recebiam 24% das exportações brasileiras, hoje esse número é de 12%”, disse ele.
Eleições
Alckmin comentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato natural para as eleições presidenciais de 2026. “Na política, onde há possibilidade de reeleição, como é o caso nos Estados Unidos e no Brasil, o atual presidente é geralmente o candidato natural, a não ser que haja alguma razão pessoal”, afirmou.
Ele também ressaltou que um ano na política muda muito e que tudo pode acontecer.

