Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que o melhor caminho para o entendimento entre Brasil e Estados Unidos é por meio do diálogo e da negociação, que envolvem tanto questões tarifárias quanto investimentos. Ele ressaltou que sempre há espaço para conversas e várias oportunidades de investimento, especialmente no setor de data centers.
Alckmin destacou que o Brasil possui uma energia abundante e renovável, além de universidades, tecnologia avançada e uma indústria moderna, o que torna o país ideal para atrair investimentos em data centers, abrindo muitas possibilidades.
Ele também mencionou a boa relação pessoal entre o presidente Lula e o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmando que essa boa relação facilita o contato entre os países.
No entanto, Alckmin disse não saber quando os dois presidentes poderão se reunir para conversar.
Quando questionado sobre a possibilidade de regulação das grandes empresas de tecnologia influenciar as tarifas sobre exportações brasileiras para os EUA, ele explicou que já houve várias reuniões com as maiores companhias do setor, e que o diálogo é constante. Ele ressaltou a complexidade do tema, destacando a necessidade de equilibrar a liberdade de expressão com a proteção das crianças contra conteúdos relacionados à exploração infantil.
Em resumo, o vice-presidente defende que o caminho para a cooperação e o avanço das relações comerciais passa pela conversa franca e pela construção conjunta de soluções que considerem tanto as tarifas quanto os investimentos estratégicos.