26.5 C
Brasília
sábado, 16/08/2025

Alckmin destaca alta de 108% nas vendas de carros com isenção de IPI

Brasília
céu limpo
26.5 ° C
28.1 °
26.5 °
33 %
3.6kmh
0 %
sáb
28 °
dom
28 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
30 °

Em Brasília

O vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, informou neste sábado (16/8) que as vendas de “carros sustentáveis” cresceram 108%.

A declaração foi feita durante visita à concessionária Primavia Fiat, em Brasília (DF), próxima ao aeroporto.

Os veículos denominados “sustentáveis” são aqueles com alta eficiência energética produzidos no Brasil e que tiveram a alíquota do IPI zerada.

Essa medida faz parte de um programa do governo, lançado há cerca de um mês, que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Os números consideram a comparação entre julho e a média dos meses de janeiro a junho de 2025.

“O carro sustentável é aquele que tem IPI zero. O governo do presidente Lula eliminou esse imposto, e as montadoras também oferecem descontos”, explicou Alckmin.

Ele ainda ressaltou: “O aumento de 108% reflete a comparação entre julho e a média dos primeiros seis meses do ano. Esse programa tem impacto social, já que oferece um carro de entrada mais acessível, possibilitando que mais pessoas tenham seu próprio veículo”.

Os veículos integrados no programa são mais leves, econômicos e movidos por fontes de energia limpa. Além da isenção para esses carros sustentáveis, o decreto também ajusta a alíquota do IPI para alguns veículos, passando para 6,3% para carros de passeio e 3,9% para veículos comerciais leves.

Critérios para carros sustentáveis

Para usufruir da isenção, o veículo deve atender às seguintes condições:

  • Emitir menos de 83 gramas de CO2 por quilômetro;
  • Conter pelo menos 80% de materiais reciclados;
  • Ser produzido no Brasil;
  • Estar classificado como carro compacto.

Veja Também