27.5 C
Brasília
quinta-feira, 15/01/2026

Alckmin apoia transporte por rios e ferrovias no Brasil

Brasília
céu pouco nublado
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
42 %
7.7kmh
20 %
qui
28 °
sex
28 °
sáb
29 °
dom
29 °
seg
26 °

Em Brasília

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, ressaltou a importância de diversificar os meios de transporte no Brasil, incluindo o uso de hidrovias e ferrovias, apesar do programa do governo para oferecer juros menores aos caminhoneiros.

Ele destacou que é essencial incentivar outros tipos de transporte, como o hidroviário, mencionando o Pedral do Lourenço, na usina de Tucuruí, e reforçou a necessidade das ferrovias. Atualmente, a maior parte das cargas sai de caminhão do Mato Grosso para o Pará, passando por uma estrada muito difícil entre Cuiabá e Santarém. Alckmin explicou que a ferrovia Ferrogrão poderá transportar toda a produção do Centro-Oeste para os portos, facilitando o escoamento.

Alckmin comentou que, por ser um país de grande extensão, o Brasil precisa de uma logística eficiente para o transporte. O principal meio ainda é o rodoviário, e o Ministério dos Transportes tem investido na recuperação das rodovias. Além disso, o governo lançou o programa Move Brasil, que reduz os juros para caminhoneiros adquirirem veículos novos, diminuindo de 22-25% para 13-14%, o que tem sido bem aceito.

Ele também falou sobre o potencial do estado de Minas Gerais em relação às terras raras, minerais importantes para a indústria tecnológica. Segundo Alckmin, o Brasil possui a segunda maior reserva mundial desses minerais e que é necessário mais investimento para explorar essa riqueza, destacando o valor do nióbio e do lítio presentes em Minas Gerais.

O vice-presidente demonstrou otimismo quanto à recuperação da indústria brasileira e reforçou a importância de continuar incentivando esses investimentos para o desenvolvimento econômico do país.

Veja Também