Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, esteve em Ribeirão Preto nesta sexta-feira, 23, para acompanhar a inclusão do modelo Tera da Volkswagen no programa Carro Sustentável do Mover. O evento foi realizado na concessionária Santa Emília da Volks.
Ele também visitou a concessionária Rodonaves, da Iveco, onde ressaltou as vantagens do programa Move Brasil, que objetiva a renovação da frota de caminhões no país de forma eficiente, segura e sustentável. Durante a visita, anunciou um financiamento de R$ 10 bilhões para apoiar essa renovação.
Sobre o carro Tera, Alckmin explicou que é um veículo flex, produzido no Brasil, que tem isenção de IPI e possui 80% de reciclabilidade, além de emitir apenas 83 gramas de gás carbônico por quilômetro.
O programa Mover criou a categoria Carro Sustentável para veículos compactos, eficientes e fabricados nacionalmente, que têm isenção de IPI. Isso resultou num aumento de 51,5% nas vendas no varejo desses carros.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a iniciativa une preocupação ambiental e justiça social, oferecendo veículos mais econômicos e com menor impacto ambiental a preços reduzidos, com descontos que podem chegar a R$ 13 mil.
Alckmin afirmou que o programa é um sucesso, destacando que as concessionárias estão vendendo mais e promovendo maior segurança nas estradas brasileiras.
