O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MIDC), Geraldo Alckmin, declarou que o encontro com o secretário de Negócios dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, nesta quinta-feira (7/8), foi positiva e que houve indicações de possíveis alterações no tarifaço. A reunião aconteceu na sede do ministério, em Brasília.
Alckmin, contudo, não detalhou quais seriam essas indicações. Segundo ele, o diálogo e as negociações sobre as taxas impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, devem continuar.
“Ainda podemos insistir, perseverar, demonstrar que isso prejudica ambas as partes, é algo ruim para os Estados Unidos, pois aumentará o custo dos produtos americanos e quebrará cadeias produtivas”, afirmou Alckmin.
O vice-presidente também destacou que recebeu uma comitiva de senadores que esteve nos Estados Unidos para negociar com parlamentares americanos. Essa reunião teve o intuito de avaliar o que foi discutido nos EUA. Na quarta-feira (6/8), Alckmin se encontrou com o presidente da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham).
“Se houver problemas que não sejam tarifários, vamos sentar juntos e buscar soluções. Podemos construir uma agenda de diálogo e entendimento para superar essas dificuldades. Nós não criamos esse problema, mas estamos empenhados em resolvê-lo”, concluiu.