25.5 C
Brasília
sexta-feira, 24/10/2025

Alckmin abre nova área para exportação no Mato Grosso

Brasília
céu limpo
25.5 ° C
25.5 °
22.8 °
40 %
3.6kmh
0 %
sáb
29 °
dom
32 °
seg
32 °
ter
32 °
qua
27 °

Em Brasília

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, inaugurou nesta sexta-feira (24) a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Cáceres, Mato Grosso.

Ele destacou que as ZPEs facilitam os processos econômicos para quem exporta, especialmente em regiões próximas à fronteira, como é o caso de Cáceres.

A área da ZPE é de 240 hectares, com investimentos de R$ 51,3 milhões aplicados em infraestrutura e instalações administrativas.

As ZPEs são zonas livres para a produção destinada à exportação e para serviços relacionados a essa atividade. Essa é a quarta ZPE ativa no Brasil, junto com Uberaba (MG), Pecém (CE) e Parnaíba (PI).

As empresas que atuam na ZPE possuem isenção ou redução de impostos na compra de materiais e insumos, desde que o produto final seja exportado. Se a venda for para o mercado interno, os impostos são aplicados normalmente.

Alckmin ressaltou que Cáceres tem um grande território, do tamanho de 12 vezes a cidade de São Paulo, o que pode atrair investimentos para abrir agroindústrias e aumentar o valor dos produtos locais.

Ele afirmou: “Se sou forte na agropecuária, preciso agregar valor para gerar mais empregos e renda”.

A nova ZPE já tem uma empresa em funcionamento, a TRC Agroflorestal, que fabrica placas de madeira e teca.

Integração

A ZPE de Cáceres está estrategicamente localizada na rota Sul-Americana conhecida como Quadrante Rondon. Esse programa do governo busca melhorar a logística e ampliar o comércio com países vizinhos e com a Ásia, conectando regiões do Brasil com rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos.

O presidente informou que vai conversar com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, sobre a necessidade de melhorias na Hidrovia Paraguai-Paraná. Essa via fluvial conecta cinco países: Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.

Segundo Alckmin, o trecho entre Cáceres e Corumbá (MS) precisa de investimento para desassoreamento e aumento da profundidade para melhorar a navegação. Ele destacou que a hidrovia é essencial para reduzir custos, melhorar a logística e integrar diferentes modos de transporte.

Veja Também