A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) divulgou uma nova resolução atualizando os preços dos serviços oferecidos pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). A medida, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal em 27 de novembro de 2025, terá efeito a partir de 1º de janeiro de 2026.
Esta atualização inclui serviços como a coleta de lixo orgânico e reciclável, o descarte final de resíduos no Aterro de Brasília, a remoção de sobras da construção civil, eliminação de galhadas e podas, e a limpeza das ruas após eventos públicos.
O principal objetivo do reajuste é garantir que os custos dos serviços sejam cobertos corretamente, seguindo a regra do poluidor-pagador. Essa regra, presente na Política Nacional de Resíduos Sólidos, assegura que quem gera o lixo pague pelo manejo adequado, mesmo que o Estado assuma essa responsabilidade.
Fonte: Adasa
