24.5 C
Brasília
sábado, 30/08/2025

Ajuda acolhe 76 pessoas sem casa no DF

Brasília
céu limpo
24.5 ° C
24.5 °
18.9 °
38 %
3.1kmh
0 %
dom
29 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
22 °

Em Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou nesta semana uma ação para ajudar 76 pessoas que estão vivendo nas ruas, como parte do Plano de Ação para apoiar quem está em situação de rua. A iniciativa, coordenada pela Casa Civil, aconteceu entre os dias 12 e 18 de julho em 31 locais nas regiões da Asa Sul, Asa Norte, Paranoá e Riacho Fundo.

Durante o trabalho, foram desmontadas 29 moradias precárias e recolhidos entulhos, transportados em sete caminhões para a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Além de retirar as estruturas, a ação ofereceu serviços públicos essencialmente importantes para as pessoas abordadas, como atendimentos nas áreas de saúde, educação e assistência social. Foram disponibilizados benefícios como auxílio emergencial de R$ 600, transporte para outras regiões, atendimento veterinário para animais domésticos, vagas em abrigos, encaminhamento para cursos de qualificação profissional, incluindo o RenovaDF, e cadastros para programas de moradia.

A operação foi possível graças à colaboração de várias secretarias do GDF, como as de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), Segurança Pública (SSP), Justiça e Cidadania (Sejus) e DF Legal. Também participaram parceiros como Novacap, SLU, Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.

O Distrito Federal foi o primeiro estado do país a criar um plano público de acolhimento após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender operações que usavam força contra a população em situação de rua. Desde maio de 2024, as equipes visitaram diversas regiões administrativas como Vila Planalto, Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras, Guará, Cruzeiro, Gama, Sobradinho, São Sebastião, Brazlândia e Samambaia.

Com informações da Agência Brasília

Veja Também