23.5 C
Brasília
sexta-feira, 28/11/2025




Airbus pede parada imediata dos voos de 6 mil aviões A320 por problema técnico

Brasília
nuvens dispersas
23.5 ° C
23.5 °
20.9 °
84 %
1.5kmh
40 %
sáb
32 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
27 °
qua
20 °

Em Brasília

A empresa Airbus solicitou na sexta-feira (28/11) que as companhias aéreas suspendam imediatamente as operações de aproximadamente 6 mil aeronaves do modelo A320 para corrigir uma falha detectada no sistema de controle de voo. A decisão ocorreu após um problema técnico registrado no final de outubro em um avião nos Estados Unidos.

A averiguação indicou que a exposição a radiações solares elevadas pode prejudicar dados essenciais para o funcionamento dos comandos de voo, colocando em risco a segurança do voo. As informações foram divulgadas pela Reuters.

Os documentos revelam que a solução envolve uma atualização no software que controla os profundores e ailerons, componentes responsáveis por ajustar o ângulo da parte frontal da aeronave e sua inclinação lateral durante o voo.

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) deve emitir uma diretriz emergencial com orientações obrigatórias para as companhias aéreas.

Essa medida ocorre pouco antes do período de maior demanda no final do ano, o que pode causar mais transtornos no transporte aéreo em vários países.

No Brasil, as companhias Latam e Azul utilizam essa aeronave, enquanto a Gol não opera aviões da Airbus. A Azul comunicou que nenhuma de suas aeronaves daquele modelo está envolvida no programa de recall anunciado. Até a última atualização desta reportagem, a Latam ainda não tinha se manifestado sobre a decisão.




Veja Também