25.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

Águas Lindas será piloto para integrar transporte no Entorno

Brasília
céu limpo
25.5 ° C
26.7 °
25.5 °
32 %
3.1kmh
0 %
qua
25 °
qui
26 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
29 °

Em Brasília

Águas Lindas vai servir como local de teste para um novo sistema que conecta o transporte público das cidades vizinhas. Essa decisão foi tomada em uma reunião na Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, com a presença de representantes dos governos de Goiás, do Distrito Federal e da prefeitura de Águas Lindas.

De acordo com a Secretaria do Entorno, este projeto é o primeiro passo para criar um consórcio entre esses governos, buscando melhorias no transporte metropolitano da região.

O plano inclui a construção de um terminal de ônibus na entrada de Águas Lindas e a implementação de um sistema integrado de bilhetagem, que unificará a cobrança das passagens, facilitando a divisão dos custos entre as empresas de transporte. Zeno Gonçalves, secretário de Mobilidade do DF, explicou que isso permitirá manter o preço das tarifas, mas com uma divisão automática dos valores entre os operadores.

Redução de valor

A tarifa atual entre Águas Lindas e Brasília é de R$ 10,85, mas com a nova estrutura, espera-se uma redução de até 30% já no começo do programa. Dr. Lucas Antonietti, prefeito de Águas Lindas, ressaltou a importância da colaboração entre os governos e a criação de um grupo de trabalho para avançar com o projeto em até 90 dias.

A Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas (Codeal) será responsável pela construção do novo terminal próximo à BR-070, no cruzamento com a GO-547, conforme anúncio de André Oliveira, presidente da companhia.

Na reunião, a superintendente Paula Tredicci afirmou que o projeto segue a orientação do governador Ronaldo Caiado, que pediu ao secretário do Entorno para mediar esta parceria. O secretário do Entorno do DF, Cristian Viana, afirmou o compromisso da equipe para apoiar o grupo técnico até a assinatura do acordo final, destacando a importância do piloto para o futuro consórcio entre Goiás, Distrito Federal e União.

Também participaram do encontro o secretário municipal de Transportes de Águas Lindas, Olívio Chaves, e técnicos das três esferas de governo responsáveis pelo planejamento.

Veja Também