21.5 C
Brasília
domingo, 30/11/2025

AGU vai pagar R$ 3 milhões à família de Vladimir Herzog por danos morais

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
22.8 °
21.5 °
78 %
1kmh
0 %
dom
32 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
24 °
qui
24 °

Em Brasília

Em março deste ano, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) reconheceu Vladimir Herzog como anistiado político.

Quem foi Vladimir Herzog?

Vladimir Herzog foi diretor de Jornalismo da TV Cultura e também trabalhou no Estadão. Ele foi chamado pelo Exército para depor sobre suas supostas conexões com o Partido Comunista Brasileiro (PCB). No dia 25 de outubro de 1975, Vladimir Herzog foi ao DOI-CODI por vontade própria e não voltou para casa.

As autoridades militares afirmaram que Vladimir Herzog teria cometido suicídio dentro da prisão. Inclusive, chegou a ser encenada uma falsa cena de suicídio onde seu pescoço foi amarrado com um pano. Contudo, investigações posteriores comprovaram que ele foi torturado e assassinado.

No dia 31 de outubro de 1975, uma cerimônia ecumênica em memória dele reuniu uma grande multidão em frente à Catedral da Sé.

Vladimir Herzog foi sepultado no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo. Embora o enterro de suicidas não seja aceito em cemitérios judeus ao lado dos demais membros da comunidade, o sepultamento de Herzog ocorreu normalmente, indicando a dúvida sobre o laudo dos militares.

Veja Também