15.5 C
Brasília
quinta-feira, 31/07/2025

AGU não decidiu judicializar derrubada do IOF

Brasília
céu limpo
15.5 ° C
15.5 °
15.5 °
59 %
0.5kmh
0 %
qui
27 °
sex
27 °
sáb
27 °
dom
26 °
seg
19 °

Em Brasília

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou na manhã desta quinta-feira, 29, que ainda não há uma decisão sobre a possibilidade de recorrer judicialmente da rejeição do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pelo Congresso. O órgão destacou que as questões legais serão avaliadas tecnicamente pela AGU após consulta à equipe econômica, e qualquer decisão sobre judicialização será comunicada diretamente pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.

Em nota oficial, a AGU esclareceu: “Não há decisão tomada sobre judicializar o decreto do IOF. Todas as análises jurídicas serão feitas tecnicamente pela AGU, após ouvir a equipe econômica. A comunicação de quaisquer desdobramentos jurídicos será feita exclusivamente pelo Advogado-Geral no momento adequado”.

A declaração foi divulgada após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mencionar em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo que o governo considera três alternativas para lidar com a rejeição do decreto: entrar na Justiça contra a decisão do Congresso, buscar outra fonte de receita ou realizar um novo corte orçamentário que impacte a todos.

Veja Também