Uma mulher foi morta por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) durante uma operação realizada em Mineápolis, cidade do estado de Minnesota, nesta quarta-feira (7/1).
Segundo o Departamento de Segurança Interna (DHS), a mulher tentou atropelar agentes da lei numa tentativa de feri-los, o que levou os oficiais a dispararem contra ela, atingindo-a na cabeça.
O DHS declarou que “um agente do ICE, temendo pela própria vida, pela vida dos colegas e pela segurança pública, agiu em legítima defesa”. A vítima não teve sua identidade revelada e faleceu no local.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da abordagem, quando a mulher estava em um veículo SUV. Ela tentou fugir da ação dos agentes, mas foi baleada e seu carro colidiu contra um poste.
O prefeito de Mineápolis, Jacob Frey, contestou a versão oficial, chamando as alegações de uma “grande mentira” e acusando as autoridades federais de semear o medo e causar mortes nas ruas.
Já a senadora Tina Smith, do Partido Democrata, afirmou que a mulher era cidadã norte-americana.
O episódio ocorre em meio à intensificação das políticas contra imigração ilegal no país desde o início do segundo mandato do presidente Donald Trump em janeiro de 2025, que determinou o avanço de detenções e deportações em massa por todo o território dos Estados Unidos.
