13.5 C
Brasília
sexta-feira, 22/08/2025

Agência de inteligência e Exército da Alemanha buscam gamers na Gamescom

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
13.5 °
54 %
1kmh
0 %
sex
30 °
sáb
30 °
dom
30 °
seg
30 °
ter
23 °

Em Brasília

O Serviço Federal de Inteligência da Alemanha (BND) e as Forças Armadas alemãs (Bundeswehr) participaram da feira internacional de games Gamescom, aberta ao público no dia 21 de agosto, em Colônia, no oeste da Alemanha.

Ambas as instituições aproveitaram o evento para mostrar suas atividades relacionadas aos jogos e também para recrutar novos talentos para suas equipes.

O estande do BND, com 100 metros quadrados e 40 funcionários vestindo polos azuis com o logotipo da agência, chamou atenção dos visitantes. Eles puderam experimentar o jogo “BND Legends – Operation Blackbox”, onde os jogadores assumem o papel de agentes infiltrados com a missão de impedir um ciberataque. Este jogo estará disponível em plataforma pública futuramente e desafia as habilidades dos participantes em diversas situações específicas.

A porta-voz do BND, Julia Linner, destacou que a participação na feira ajuda a tornar a agência mais conhecida, normalmente vista como uma entidade misteriosa. Além disso, ela explicou que o evento é uma excelente oportunidade para encontrar profissionais qualificados que compartilhem afinidade com tecnologia e interesse por missões e diversas identidades.

As Forças Armadas alemãs também marcaram presença na Gamescom com um estande onde os visitantes puderam dirigir tanques, pilotar helicópteros em simuladores, e fazer exercícios físicos usando coletes à prova de balas sob a frase “Você está pronto para o próximo nível?”

A Unidade de Guerra Eletrônica das Forças Armadas (Eloka) trouxe um jogo simples aprimorado com inteligência artificial. O estande, com 150 metros quadrados, tem sido uma presença na feira desde 2009, buscando atrair jovens para verem o exército como um empregador interessante.

Marco Mann, porta-voz do exército, ressaltou que a exposição na Gamescom é fundamental para alcançar o público-alvo, especialmente considerando que o serviço militar obrigatório foi suspenso na Alemanha desde 2011. Há um movimento para aumentar o efetivo militar nacional e europeu, mas ainda não existem dados sobre quantas contratações acontecem a partir do evento.

Os visitantes do estande demonstraram curiosidade, com opiniões diversas, desde interesse até nostalgia dos tempos de recruta.

No entanto, há críticas à atuação das Forças Armadas na feira. Ativistas como Jürgen Grässlin, da Sociedade Alemã para a Paz (DFG), alertam para os riscos de transformar jogos virtuais de tiro em experiências reais e violentas, questionando a legitimidade da presença militar em um evento de games.

Veja Também