O governo do Afeganistão, sob comando do Talibã, acusou o Paquistão de realizar bombardeios aéreos no território afegão, resultando na morte de três pessoas. Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores do Afeganistão, o incidente ocorreu na quinta-feira (28/8).
Os ataques foram realizados em áreas civis nas províncias de Nangarhar e Khost, causando também ferimentos em sete pessoas.
Em resposta a este que foi considerado um “ato de provocação”, o ministério das relações exteriores do Talibã convocou o embaixador do Paquistão em Cabul, entregando-lhe uma carta de protesto como demonstração de descontentamento.
O Ministério da Defesa afegão também se manifestou, condenando as ações do Paquistão e afirmando que estas condutas irresponsáveis terão suas consequências.
Até o presente momento, o governo do Paquistão não se pronunciou sobre o ocorrido. Vale destacar que o país é frequentemente acusado de realizar ataques que atingem combatentes do Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP), conhecido como “Talibã paquistanês”, grupo que reivindica diversas ações violentas no território paquistanês, embora esteja baseado no lado afegão da fronteira.