18.7 C
Brasília
sábado, 04/10/2025

Aeroporto na Alemanha fecha pelo segundo dia seguido por suspeita de drones

Brasília
céu limpo
18.7 ° C
18.7 °
18.4 °
60 %
2.3kmh
1 %
sáb
31 °
dom
31 °
seg
34 °
ter
35 °
qua
28 °

Em Brasília

O Aeroporto de Munique, localizado na Alemanha, teve suas operações interrompidas novamente na noite desta sexta-feira (3/10) devido a relatos de drones não identificados em seu espaço aéreo. Esta é a segunda paralisação em dois dias consecutivos; na quinta-feira (2), o terminal também foi fechado.

Segundo a Segurança da Aviação Alemã (DFS), os voos foram inicialmente reduzidos e depois suspensos preventivamente até que mais informações fossem confirmadas, diante dos avistamentos não oficializados. Na primeira ocorrência, mais de 30 voos foram cancelados, deixando cerca de 3 mil passageiros retidos.

A situação na Europa tem se tornado delicada com a série de incidentes envolvendo drones. Na Bélgica, um campo de treinamento militar próximo à fronteira com a Alemanha foi sobrevoado nesta sexta-feira (3/10), conforme informou o ministro da Defesa, Theo Francken. Ele não especificou a quantidade nem a procedência dos dispositivos.

Nos meses recentes, aeroportos de países como Dinamarca, Noruega e Polônia tiveram que suspender voos devido a drones. Romênia e Estônia chegaram a atribuir os episódios à Rússia, que entretanto nega qualquer participação e classifica as acusações como exageradas.

O fechamento atual em Munique acontece durante o último fim de semana da Oktoberfest, um evento que atrai centenas de milhares de pessoas. A festa já contava com reforço na segurança e chegou a ser suspensa temporariamente devido a uma ameaça de bomba.

Autoridades europeias consideram que a circulação de drones em áreas sensíveis pode ser parte de uma guerra híbrida com a intenção de causar instabilidade. O alerta na aviação civil permanece elevado, dada a ameaça que essas ações representam para a segurança e os voos.

Veja Também