JOSÉ MARQUES
FOLHAPRESS
O advogado Walfrido Warde, que fazia parte do grupo de escritórios que defendia Daniel Vorcaro, anunciou nesta quinta-feira (21) que não faz mais parte da equipe de defesa do proprietário do Banco Master.
A informação foi inicialmente publicada pelo G1 e confirmada pela nossa reportagem. O escritório Warde Advogados divulgou uma nota dizendo que deixou de representar Daniel Vorcaro.
Walfrido Warde é conhecido por ser um dos principais responsáveis por uma estratégia firme para tentar impedir a liquidação do banco no STF (Supremo Tribunal Federal) ou no TCU (Tribunal de Contas da União).
Ele historicamente é contra acordos de delação premiada, que chegaram a ser ventilados em círculos políticos, com o receio de que Vorcaro pudesse optar por essa alternativa. No entanto, o ex-banqueiro nega essa hipótese. Fontes próximas afirmam que a saída do advogado não tem ligação com qualquer possível acordo de colaboração de Vorcaro.
A defesa de Vorcaro negou com veemência qualquer negociação ou proposta de delação premiada, reafirmando a inocência do cliente, que continua se defendendo dentro da legalidade e confiando no esclarecimento dos fatos pelo devido processo legal.
Com o apoio de Warde e sua equipe, os advogados tentaram substituir o liquidante do Banco Master, nomeado pelo Banco Central, mas isso não ocorreu. Em 12 de janeiro, o TCU e o Banco Central concordaram em realizar uma inspeção para revisar a documentação da liquidação do banco.
Ficou acordado que os auditores do TCU não teriam acesso a informações sigilosas bancárias ou comerciais, para preservar a formalidade do processo e evitar que a defesa de Vorcaro alegue falhas processuais no futuro.
Além de se defender das acusações criminais, Vorcaro busca diminuir a resistência da opinião pública diante das suspeitas que pesam sobre ele.
Daniel Vorcaro é investigado por fraude contra o Sistema Financeiro Nacional, tendo sido preso em 17 de novembro e solto pouco depois por decisão judicial.
O escritório Warde Advogados atuava na área regulatória da defesa de Vorcaro. Embora os pedidos para suspender a liquidação do banco no TCU tenham sido assinados por outros escritórios, Warde Advogados também trabalhou junto à Corte de Contas para tentar impedir ou reverter a medida do Banco Central.
Além desses escritórios, outros advogados participam da defesa de Vorcaro, tanto no Brasil como nos Estados Unidos.
Um dos sócios do Warde Advogados, Marcel Mascarenhas, ex-procurador-geral-adjunto do Banco Central, participou dessas iniciativas. Ele deixou o Banco Central em 2022 para se juntar à banca.
Procurado para comentar sua saída do caso, Walfrido Warde não se manifestou.
Anteriormente, o escritório afirmou não representar Daniel Vorcaro perante o Tribunal de Contas da União, e que Walfrido Warde era o único responsável por tratar dos assuntos do cliente no escritório.
