Martin de Luca, advogado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou sua opinião sobre a reunião entre o líder norte-americano e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aconteceu neste domingo (26/10). O advogado expressou críticas e sarcasmo em suas colocações.
Em resposta a uma publicação de Lula na rede social X, Martin de Luca escreveu: “Lula afirmou ao presidente Donald Trump que o ocorrido com Bolsonaro foi resultado de um ‘Poder Judiciário completamente independente’ e com ‘amplo direito de defesa’. Surpreendente.”
Em outra mensagem, ele ironizou o encontro dizendo: “Você percebe que uma reunião foi extremamente bem-sucedida quando um dos lados permanece em silêncio absoluto, enquanto o outro rapidamente a chama de ‘ótima’ — orgulhoso de dizer que ambos concordaram em que suas equipes se reuniriam em breve para começar negociações… as quais já acontecem há semanas. Como se diz em Brasília — progresso.”
Discussões sobre tarifas
Os dois presidentes se encontraram na tarde de domingo na capital da Malásia. A reunião, que durou aproximadamente uma hora, focou nas tarifas que os Estados Unidos aplicam sobre produtos brasileiros. O nome do ex-presidente Bolsonaro foi mencionado, embora não tenha sido o assunto principal da conversa.
Após o encontro, a Casa Branca divulgou um comunicado expressando que a sessão foi positiva: “É uma grande satisfação estar com o presidente do Brasil. Acredito que conseguiremos firmar acordos vantajosos para ambos os países. Sempre tivemos uma boa relação — e espero que ela continue assim.”
