São Paulo, 14 – O advogado da Rumble, Martin De Luca, declarou que a conta do comentarista Rodrigo Constantino na plataforma não promove violência. A conta está inativa desde dezembro de 2023 e seu conteúdo aborda principalmente música e assuntos políticos, incluindo críticas ao ministro Alexandre de Moraes e ao Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita durante entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira, 14.
O advogado comentou essa situação após a Rumble e a Trump Media entrarem novamente com ação judicial nos Estados Unidos contra Moraes, em resposta a uma ordem do ministro emitida na sexta-feira, 11. A ordem solicitava a suspensão do perfil de Rodrigo Constantino em até 48 horas.
De Luca classificou a decisão como uma reação defensiva e uma provação. Segundo ele, essa pode ser a maneira que o ministro demonstra seu descontentamento em relação às medidas anunciadas pelo presidente Trump, que incluiu uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros.
No mesmo documento, o presidente dos EUA chamou as solicitações de remoção de conteúdo feitas pelo STF de “ordens de censura secretas e ilegais”.
De Luca também destacou que o mandado do ministro foi emitido dois dias após uma carta do presidente Trump, e ressaltou que não há conteúdo bloqueado no Brasil, já que a própria Rumble está bloqueada no país por ordem do ministro.
Desde fevereiro, a Trump Media e a Rumble têm movido uma ação contra o ministro do STF alegando violação da soberania americana. Em 8 de julho, Moraes foi informado sobre o andamento desse processo na justiça dos EUA.
A corte americana decidirá se os métodos usados por Alexandre de Moraes para pedir a suspensão de contas e conteúdos na Rumble são legais.
Estadão Conteúdo