Um adolescente de 15 anos foi detido pela Polícia Civil na noite de terça-feira (23/9) por estar envolvido na morte de Eumar Vaz, torcedor do Vasco, de 34 anos, que ocorreu no último domingo (21/9).
Nas imagens do incidente, o jovem, vestido de laranja, pode ser visto descendo de um ônibus enquanto guardava uma faca em sua cintura. Durante o vídeo, alguns torcedores do Flamengo gritam e xingam, enquanto passageiros comuns tentam desembarcar do coletivo com medo. No final do vídeo, um rapaz usando regata laranja e bermuda cinza guarda a faca antes de sair do ônibus.
A vítima integrava a Força Jovem do Vasco, uma torcida organizada do clube com sede em Brasília. Eumar Vaz teria embarcado no ônibus da linha 812.1 da empresa Urbi, que fazia trajeto da QNQ/QNR até o Recanto das Emas. Aproximadamente 20 torcedores do Flamengo estavam no veículo quando o ataque ocorreu e a camisa do vascaíno foi arrancada por um grupo rival.
Durante a viagem, um dos torcedores do Flamengo teria dito: “O Flamengo não ganhou, temos que bater em alguém”. Pouco após o grupo embarcar, Eumar retirou a camisa do Vasco, passando a não usar nenhuma vestimenta na parte superior. O motorista solicitou que ele se vestisse, e o torcedor atendeu, vestindo a camisa do Vasco.
Segundo o motorista, ao verem Eumar com a camisa do Vasco, os agressores insistiam para que ele tirasse a peça. Diante da recusa, uma briga começou entre eles. O ônibus parou e, assim que as portas abriram, os torcedores que estavam na parte de trás desceram e se deslocaram para frente com a intenção de agredir o vascaíno.
As investigações da 32ª Delegacia de Polícia (Samambaia Sul) identificaram um homem adulto e dois adolescentes envolvidos no homicídio do torcedor do Vasco.