24.5 C
Brasília
terça-feira, 13/01/2026

Adolescente aparece com roupa nazista e faz saudação em formatura de medicina no Rio Grande do Norte

Brasília
trovoada
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
57 %
3.1kmh
75 %
qua
28 °
qui
27 °
sex
27 °
sáb
28 °
dom
21 °

Em Brasília

Um jovem esteve presente na festa de formatura do curso de Medicina da Facene, em Mossoró, Rio Grande do Norte, usando uma roupa nazista. Este fato ocorreu no sábado, dia 10, e imagens do rapaz circulam nas redes sociais desde então. Nas fotos e vídeos, ele também aparece fazendo a saudação nazista, gesto que era utilizado para homenagear Adolf Hitler.

Divulgar, apoiar ou exaltar o nazismo é crime segundo a lei 7.716/89, podendo resultar em prisão e multa. Para adolescentes, esse ato é considerado ato infracional e pode levar a punições como advertência e serviços comunitários. A Polícia Civil do Rio Grande do Norte foi procurada pelo Estadão e ainda não se pronunciou.

A Facene Mossoró, em comunicado, repudiou o ocorrido no baile de formatura e afirmou não ter participado da organização do evento.

“Essa atitude é inaceitável, desrespeita valores democráticos, a dignidade humana e a memória das vítimas do nazismo, e está totalmente contrária aos princípios éticos, humanos e acadêmicos da nossa instituição”, declarou a faculdade.

A instituição informo que irá colaborar com os organizadores para investigar o caso e evitar que algo parecido aconteça novamente. Também destacou que os pais ou responsáveis legais do jovem têm papel fundamental no ensino da ética e respeito aos direitos humanos, e devem assumir a responsabilidade pelos atos do menor.

Não está claro ainda se o adolescente entrou no evento já vestido com a roupa nazista ou se trocou de roupa durante o baile. A empresa Master Produções e Eventos, organizadora da formatura, informou que o jovem chegou acompanhado dos pais após as 23h sem nenhuma roupa inadequada e que a troca de roupa aconteceu em momento pontual e sem conhecimento da organização, apenas para fotos pessoais.

O adolescente era convidado de duas irmãs formandas. A empresa também repudiou o ato e destacou que o evento contou com cerca de 1,8 mil pessoas. “Apologia ao nazismo é crime no Brasil, e não aceitamos esse tipo de comportamento em eventos sob nossa responsabilidade”, afirmou. “Todas as providências estão sendo tomadas, e estamos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida”, completou.

Estadão Conteúdo

Veja Também